*********DEMOCRACIA É SINÔNIMO DE OPINIÕES DIVERGENTES, NÃO ACEITAR ISSO É SINÔNIMO DE DITADURA*****************EMPUNHAR ARMAS É SINÔNIMO DA FALTA DE ARGUMENTOS, INTOLERÂNCIA E IGNORÂNCIA*********MANIFESTO PESSOAL SOBRE ÀS RECENTES DECLARAÇÕES INFELIZES DO PRESIDENTE DA CUT, VAGNER FREITAS******

CPMF - CHEGA DE IMPOSTOS

CPMF - CHEGA DE IMPOSTOS

domingo, 23 de agosto de 2009

A VELA APAGADA

1989 - 2009                     
"18 DE AGOSTO", 20 ANOS COM GOSTO AMARGO E A GOSTO DELES
        
         Em 1988, com a promulgação da Constituição Cidadã, assim chamada e declarada pelo filho ilustre de Rio Claro, Dr. Ulisses Guimarães, marcou-se um novo marco no movimento sindical, foi a possibilidade de sindicalização e formação de sindicatos por servidores públicos, o que até então, não era um direito reconhecido pelo Ministério do Trabalho.
.
         Os servidores públicos, principalmente os Estaduais, já se organizavam em busca de melhores condições de trabalho e salário, dentro das inúmeras associações criadas a muito mais tempo. Ainda assim mesmo, era necessário o reconhecimento do direito de sindicalização, onde a instituição poderia representar a maioria, sem a necessidade de ato individualizado, tornando a luta de categoria mais simples.
.
         Com a nova Carta Magna recentemente em vigor, no ano de 1989 houve um verdadeiro derrame de solicitações de registro de sindicatos de servidores públicos, tanto que neste ano de 2009 muitas dessas entidades estão comemorando com muita pompa e festa o aniversário de 20 anos.
.
         O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Rio Claro também é um desses e exatamente em 18 de agosto de 1989 foi realizada a sua fundação. Vale registrar como homenagem a tantos que participaram desse momento importante, alguns dos seus fundadores que hoje já não estão no nosso meio, como o Burbarelli, Zé da Guia, a Ana Jordão, o Jaiminho, etc.
.
         Estamos no mês de fundação do nosso sindicato, comemorando 20 anos, com uma cara nova, uma roupagem diferente daquela que estavamos acostimandos a ver, isso até o ano passado. É comum vermos publicações nos jornais da cidade, homenageando tantas situações e o engraçado foi que, sobre o nascimento da nossa entidade representativa nada foi publicado.
.
         Do papel timbrado à fachada da sede, vemos as novas corres e a nova logomarca, que por sinal, tem mais a ver com sindicato de metalúrgico, mas tudo bem, eles são assim mesmo, fazem o que querem e não se importam com o que os associados pensam mesmo. Uma engrenagem? Coisa batida já! Continuamos com preferência pelas três carinhas enfileiradas, que representava todos unidos na mesma direção, independente de credo, raça, ideologia, razão essa pela diferença na intensidade de cor, azul cheio, azul em lista grossa e lista fina. 
.
         Para não passar em branco, o uso dessa nova "identidade" do sindicato não está completa. O carro do sindicato continua desfilando por ai como se fosse de uso pessoal sem identificação. O site (http://www.sindiservrioclaro.com.br/) que disseram "que foi melhorado" por empresa, contratada e especializada no ramo, também continua sem conteudo e sem a nova cara.
.
         20 anos! Buscando na memória, nosso sindicato é marcado por altos e baixos, claro, mais baixos do que altos. É fato inegável que ganhou destaque como uma entidade representativa a partir do momento que deixou uma pequena sala de aluguel na avenida 01 e passou a ocupar um prédio próprio. Devolveu a kombi cedida peça administração e adquiriu seu primeiro veículo. Deixou de ser coadjuvante nas negociações e luta em prol da categoria e passou a ser porta voz dos anseios dos servidores. Pena, uma pena muito grande o fato de que passou a ser utilizada para fins de promoção pessoal, atos de revanchismo e se deixou levar pelos vícios da política partidária.
.
          Se não fosse por uma diretoria ilegítima, que está a frente do sindicato de forma no mínimo suspeita, a qual, se preocupa mais com a politicagem do que com os desejos dos servidores, que se cala diante de um reajuste salarial muito longe do necessário, inerte diante da postura da Câmara de Vereadores que empura o Projeto de Iniciativa Popular para a rejeição e autoriza o endividamento da cidade com um empréstimo de quase 20 milhões, isso, entre tantas outras coisas, poderíamos estar comemorando o apagar de mais essa vela de aniversário. Mas a vela já está apagada e ela é o próprio sindicato, que ao invés de luz de esperança, nos trasmite pura escuridão.  
         
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.