*********DEMOCRACIA É SINÔNIMO DE OPINIÕES DIVERGENTES, NÃO ACEITAR ISSO É SINÔNIMO DE DITADURA*****************EMPUNHAR ARMAS É SINÔNIMO DA FALTA DE ARGUMENTOS, INTOLERÂNCIA E IGNORÂNCIA*********MANIFESTO PESSOAL SOBRE ÀS RECENTES DECLARAÇÕES INFELIZES DO PRESIDENTE DA CUT, VAGNER FREITAS******

CPMF - CHEGA DE IMPOSTOS

CPMF - CHEGA DE IMPOSTOS

terça-feira, 30 de junho de 2009

NOVAS SOBRE O BANESPA/SANTANDER


1 - ABAIXO ASSINADO Depois que a Chapa 2 formulou e coletou assinaturas no abaixo assinado, cobrando da Administração Municipal, providências em relação ao contrato firmado com o Banespa/Santander, algumas coisas já aconteceram de forma positiva. O posto de atendimento do NAM, agora conta com a presença constante de um gerente, facilitando assim que os servidores correntistas tratem dos seus assuntos sem ter que de dirigirem a agência do Paço Municipal. Esperamos que as melhoras não parem por ai, por isso, continuaremos de olho.


2 - FALTA DE INICIATIVA A falta de iniciativa da diretoria do sindicato é notória e parece que somente se move, quando não tem outra coisa a fazer. Pegando "carona" no abaixo assinado contra a postura do Banespa/Santander, foi divulgado no site do sindicato, a informação que estiveram reunidos com representantes do banco e na ocasião cobraram mais caixas e melhoria de atendimento. Essa falta de iniciativa e oportunismo, também ficou latente no assunto, Licença Maternidade, pois consta, que isso foi pauta e discussão realizada na semana da mulher e parece que as vereadoras Mônica, Maria do Carmo e Raquel Picelli é que trataram o tema com a administração.


3 - NOVO ABUSO DO BANESPA/SANTANDER Bem no último dia do mês (30/06/) os servidores correntistas foram surpresos com a COBRANÇA DE UMA NOVA TARIFA, A TARIFA DE EXTRATO CONSOLIDADO. O valor é de R$2,50 pelo extrato mensal que é enviado aos correntistas, o que não era cobrado até o mês passado. IMPORTANTE frisar que muitos podem ter que arcar além desse valor, outras taxas por insuficiencia de saldo, considerando que estamos no final do mês e ninguém estava preparado para isso. Essa é a política do Banco contratado para administrar a nossa folha de pagamento, cobrar tudo, mesmo que isso infrinja o Contrato firmado com a Prefeitura.



COM A PALAVRA A ADMINISTRAÇÃO! (novamente)


-- CHAPA 2 "MORAL, ÉTICA E COMPROMISSO"

sábado, 27 de junho de 2009

PARA REFLEXÃO

COMO ENDIREITAR UM ESQUERDISTA
Por: Frei Betto*


Ser de esquerda é, desde que essa classificação surgiu na Revolução Francesa, optar pelos pobres, indignar-se frente à exclusão social, inconformar-se com toda forma de injustiça ou, como dizia Bobbio, considerar aberração a desigualdade social.Ser de direita é tolerar injustiças, considerar os imperativos do mercado acima dos direitos humanos, encarar a pobreza como nódoa incurável, julgar que existem pessoas e povos intrinsecamente superiores a outros.Ser esquerdista – patologia diagnosticada por Lênin como “doença infantil do comunismo” – é ficar contra o poder burguês até fazer parte dele.


O esquerdista é um fundamentalista em causa própria. Encarna todos os esquemas religiosos próprios dos fundamentalistas da fé. Enche a boca de dogmas e venera um líder. Se o líder espirra, ele aplaude; se chora, ele entristece; se muda de opinião, ele rapidinho analisa a conjuntura para tentar demonstrar que na atual correlação de forças…


O esquerdista adora as categorias acadêmicas da esquerda, mas iguala-se ao general Figueiredo num ponto: não suporta cheiro de povo. Para ele, povo é aquele substantivo abstrato que só lhe parece concreto na hora de cabalar votos. Então o esquerdista se acerca dos pobres, não preocupado com a situação deles, e sim com um único intuito: angariar votos para si e/ou sua corriola. Passadas as eleições, adeus trouxas, e até o próximo pleito!


Como o esquerdista não tem princípios, apenas interesses, nada mais fácil do que endireitá-lo. Dê-lhe um bom emprego. Não pode ser trabalho, isso que obriga o comum dos mortais a ganhar o pão com sangue, suor e lágrimas. Tem que ser um desses empregos que pagam bom salário e concedem mais direitos que exige deveres. Sobretudo se for no poder público. Pode ser também na iniciativa privada. O importante é que o esquerdista se sinta aquinhoado com um significativo aumento de sua renda pessoal.Isso acontece quando ele é eleito ou nomeado para uma função pública ou assume cargo de chefia numa empresa particular. Imediatamente abaixa a guarda. Nem faz autocrítica. Simplesmente o cheiro do dinheiro, combinado com a função de poder, produz a imbatível alquimia capaz de virar a cabeça do mais retórico dos revolucionários.


Bom salário, função de chefia, mordomias, eis os ingredientes para inebriar o esquerdista em seu itinerário rumo à direita envergonhada – a que age como tal, mas não se assume. Logo, o esquerdista muda de amizades e caprichos. Troca a cachaça pelo vinho importado, a cerveja pelo uísque escocês, o apartamento pelo condomínio fechado, as rodas de bar pelas recepções e festas suntuosas.Se um companheiro dos velhos tempos o procura, ele despista, desconversa, delega o caso à secretária, e à boca pequena se queixa do “chato”. Agora todos os seus passos são movidos, com precisão cirúrgica, rumo à escalada do poder. Adora conviver com gente importante, empresários, ricaços, latifundiários. Delicia-se com seus agrados e presentes. Sua maior desgraça seria voltar ao que era, desprovido de afagos e salamaleques, cidadão comum em luta pela sobrevivência.


Adeus ideais, utopias, sonhos! Viva o pragmatismo, a política de resultados, a cooptação, as maracutaias operadas com esperteza (embora ocorram acidentes de percurso. Neste caso, o esquerdista conta com o pronto socorro de seus pares: o silêncio obsequioso, o faz de conta de que nada houve, hoje foi você, amanhã pode ser eu…).


Lembrei-me dessa caracterização porque, dias atrás, encontrei num evento um antigo companheiro de movimentos populares, cúmplice na luta contra a ditadura. Perguntou se eu ainda mexia com essa “gente da periferia”. E pontificou: “Que burrice a sua largar o governo. Lá você poderia fazer muito mais por esse povo”.


Tive vontade de rir diante daquele companheiro que, outrora, faria um Che Guevara sentir-se um pequeno-burguês, tamanho o seu aguerrido fervor revolucionário. Contive-me, para não ser indelicado com aquela figura ridícula, cabelos engomados, trajes finos, sapatos de calçar anjos. Apenas respondi: “Tornei-me reacionário, fiel aos meus antigos princípios. E prefiro correr o risco de errar com os pobres do que ter a pretensão de acertar sem eles”.


(* Frei Betto é escritor; autor de “Calendário do Poder” (Rocco), entre outros livros.)


NOTA DA CHAPA 2:

Assim como toda regra tem a sua excessão, não poderíamos generalizar a situação e a Chapa 2 entende que em todos os seguimentos existem pessoas com firmesa ideológica e de postura, pessoas de bastante e de pouca índole.

Apesar de hoje em dia, essa questão de "direita" e "esquerda" é um tando folclórica, ainda existem sim pessoas que pensam no amplo coletivo e não em uma secção, mas as surpresas acabam nos decepcionando, dia após dia e o que vemos, ouvimos e presenciamos são apenas promessas.

No sentido dos termos, podemos, como bem esclarece o Frei Betto em seu artigo, especificar o que é ser de direita ou de esquerda e por isso, o espanto é bem maior quando deparamos com a situação abordada por ele. Hoje, a grande tacada, inspirada no poder máximo do país, é apelar pela "GOVERNABILIDADE" e assim, assimilar gradativamente pequenos deslises que ao tempo de tornarão uma imensa bola de neve.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

ABAIXO ASSINADO EM REPÚDIO AO SANTANDER/BANESPA



A Chapa 2 elaborou um abaixo assinado e está coletando assinaturas, para posteriormente fazer o encaminhamento ao Prefeito Municipal, Dú Altimari. O abaixo assinado cobra da administração, que sejam tomadas as medidas cabíveis no sentido de obrigar o Santander/Banespa a cumprir com o Contrato firmado em em 17 de dezembro de 2007.



Os principais aspectos levantados pela Chapa 2 e constantes no abaixo assinado, referem-se a estrutura que o Santander/Banespa deveria oferecer para garantir um serviço de qualidade aos correntistas, os altos valores das tarifas e serviços cobrados e a absurda exclusividade prevista, garantindo ser a contratada a única instituição financeira permitida para realizar empréstimos consignados em folha de pagamento.




Segundo a Cláusula 2.1.1. do Contrato de Prestação de Serviços, a qual não está sendo respeitada, os Postos de Atendimento do Santander/Banespa deveriam estar dotados de uma estrutura mínima, à saber:






PAÇO MUNICIPAL 2 Atendentes 1 Gerente Geral - atendimento 4 Caixas com atendimento PESSOAL 2 Caixas eletrônicos

NAM - NÚCLEO ADMINISTRATIVO 1 Atendente 1 Gerente de Negócios - atendimento 2 Caixas com atendimento PESSOAL 2 Caixas eletrônicos




SUBPREFEITURA - CEVEZÃO 1 Caixa eletrônico 2 Caixas com atendimento PESSOAL


Outro ponto questionado no abaixo assinado é os abusos nas cobranças de taxas e serviços, citando como exemplo o limite de 4 saques mensais e que para os excedentes é cobrada uma taxa de R$2,20 por saque. Registre-se que a Cláusula 2.2.4.2, garante aos servidores correntistas, saques TOTAIS ou PARCIAIS dos créditos, sem mencionar limite.





A aberração fica por conta da EXCLUSIVIDADE prevista na Cláusula 2.2.5., concedida ao Santander/Banespa para realizar EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS EM FOLHA DE PAGAMENTO. Após a assinatura do Contrato, tanto a Prefeitura, como a Fundação de Saúde, negam empréstimos para descontar em folha de pagamento, realizados em outros bancos e instituições. Entende a Chapa 2 que essa condição fere os princípios da Ordem Econômica Brasileira, além de, desrespeitar o direito individual de cada servidor em buscar o banco de sua preferência, bem como, tarifas mais compensadoras.
Não poderia deixar de ser mencionado também, a alta quantia desembolsada pelo Santander/Banespa para processar a Folha de Pagamento da Prefeitura, fixada em R$17.675.000,00 (DEZESSETE MILHÕES E SEISCENTOS E SETENTA E CINCO MIL REAIS), de acordo com o estabelecido pela Cláusula 3.1 do Contrato, valor que muito se questionou, mas ninguém sabe ao certo aonde foi investido.

Não entrando diretamente no mérito do abaixo assinado, mas indiretamente, a indignação com o descaso do Santander/Banespa com os servidores correntistas, principalmente nos dias de pagamento, que vem provocando desentendimentos desses com os funcionários do banco. Sabemos que são trabalhadores como nós e estão ali cumprindo ordens, muitas vezes com a imposição de cumprirem metas, sob o risco de perderem o emprego em caso de não atingi-las.

A falta de estrutura e pouca condição de atender melhor é de responsabilidade dos Banqueiros e na maioria das vezes são eles que são obrigados a ouvirem os nossos desabafos. Se os verdadeiros responsáveis cumprissem com as suas obrigações e respeitassem o Contrato de Prestação de Serviço, nós poderíamos ter um atendimento mais digno sem a exploração tarifária e os funcionários do banco não estariam se matando de tanto trabalhar.


Agora com a palavra a ADMINISTRAÇÃO!

PS.: Quem estiver descontente e queira colaborar com a coleta de assinaturas é só enviar um e-mail para servidor.municipal.rc@gmail.com, que retornaremos com o arquivo do abaixo assinado.

domingo, 7 de junho de 2009

Dia dos Namorados




Muitos comemoram esse dia como uma data especial na qual se trocam presentes para demonstrar o quanto estão apaixonados pelo companheiro(a), amigo(a), confidente de todas as horas, ombro de apoio, porém a troca de presentes que tanto enriquece o comércio deve vir acompanhada de compreensão, carisma, dedicação e amor.


O dia 12 de junho foi uma data estipulada para a comemoração do sentimento mais puro do ser humano, o amor, ele antecede o dia de Santo Antônio considerado em várias culturas como o santo casamenteiro, muitos fazem promessas ao santo, viram a imagem de ponta cabeça até conseguirem um casamento, porém essas práticas são apenas crendices populares, das quais devemos lembrar que o único que pode nos conceder nossos pedidos é Deus, nosso Senhor Onipotente, Onipresente.


Jesus quando enviado a Terra para nos salvar deixou um ensinamento poderoso, no qual deveríamos nos espelhar “devemos amar ao próximo como a si mesmo” a comemoração instaurada sobre o dia dos namorados deveria conter esse ensinamento incondicional, pois o que é a construção de um relacionamento se não o amor ao próximo?


Amar o próximo, aceitar suas falhar, seus defeitos, as diferenças do casal, tudo isso deveria vir embrulhado em um pacote com um laçarote muito bonito os 365 dias do ano, durante todo o relacionamento, mas já que estamos próximos à data comemorativa vamos nos remeter a mesma com toda a valorização que merece.


Amar um verbo que quando está expressando a ação de estar apaixonado é intransitivo, ou seja, não necessita de complemento verbal, pois se completa por si só, rompantes da Língua Portuguesa, onde já se viu amar se completar por si só...


Para amar e ser amado é necessários que haja brilho no olhar, corações batendo fortes quando apenas ouve o nome da pessoa amada, frio na espinha quando sente que está próximo o momento de se encontrarem, enxergar o outro como a pessoa mais perfeita desse mundo, sem defeitos, só pelo simples fato de nos fazer felizes.


Amar é estar em perfeita harmonia com o ser amado e através desse “estado de espírito” enxergar o mundo cor de rosa, amar faz bem pra pele, por corpo, pra alma. Imaginem um mundo no qual todos amassem e fossem amados, seria lindo, todos enxergariam o arco-íris em sua janela todos os dias, pois o amor ninguém o compreende, mas todos o querem.
O amor ele apenas acontece, surge de lugares que nem imaginamos nos traz alegrias sem cobrar nada em troca, é sincero, puro e aceita tudo, quando se ama nada é difícil, tudo é aceitável e você que ainda não tem seu amor, tenha calma, pois ele pode ser construído, buscado e almejado, basta aceitar o próximo e enxergar suas qualidades, pois as qualidades são maiores que os defeitos que nos afastam das pessoas.


Vamos aproveitar a data mais romântica do ano e realmente amar, que o presente mais importante esteja dentro dos corações apaixonados, que o romantismo não seja considerado piegas, mas sim uma maneira de demonstrar o quanto seu amor é importante na sua vida, não sinta vergonha de amar, pois amando serás amado...


E feliz dia dos namorados com muito amor, carinho e dedicação!


Marcia Vicentini
Professora de Português